18º Dia do encontro "As alianças de Deus"




Que inclui também direito e deveres. Era composta basicamente de três coisas

1. Aliança com Noé;
Na primeira aliança de deus com o homem.
O pai prometeu jamais destruir a sua criação.
Noé deveria, com seu exemplo, guiar toda sua descendência nos caminhos de Deus. Para que ele não se esquecesse desta aliança Deus colocou o arco íris nas nuvens como sinal permanente para todas as gerações futuras.
O sinal da aliança no dedo, o que significa?
Será apenas um sinal?
Este sinal representa um compromisso entre duas pessoas, que apesar de ser invisível aos olhos e não ser material é tão real como eu ou você.
Apesar de Noé ter sido um homem fiel, e do dilúvio ter lavado o pecado que contaminava a face da terra, as gerações seguintes continuaram a se afastar do caminho santo, e o mal continuava se multiplicando entre os homens.
Deus decide então separar seu povo do meio deste pecado.

2. Aliança com Abraão;
Ele, um homem fiel, deveria ser o pai de uma grande nação de propriedade exclusiva de deus, que seria conduzida e guiada pela lei de deus e se multiplicaria como as estrelas do céu.
Deus diz a Abraão, sai da tua casa e tua terra e vai para o lugar onde eu te indicar, e te darei tudo aquilo que seus olhos puderem ver.
Nesta segunda aliança, deus promete dar para os filhos desta nação, todos os seus dons e uma vida prosperam numa terra maravilhosa que mama leite e mel.
Este povo seria um testemunho para todos os povos da terra de vida plena na presença de deus.
Como sinal desta aliança, todo homem deveria ser circuncidado ao sétimo dia de vida, este sinal na sua própria carne seria bem mais visível de que um arco nas nuvens que só aparecia de vez em quando, diariamente todo homem teria a oportunidade de se lembrar desta aliança celebrada com deus.
As promessas do pai não foram o suficiente para mantê-los totalmente fieis a Deus e porque continuaram no pecado acabaram sendo escravos por 400 anos no Egito.

3. Aliança com Moises;
Chamando Moisés para libertar e liderar o povo escolhido, reconduzindo-os àquela terra maravilhosa com uma nova lei que serviria como luz para guiá-los, passo a passo rumo ao caminho certo, à santificação e à salvação.

Moises e os dez mandamentos
Tudo isso foi realizado com deus seguindo á frente de seu povo, guiando e realizando grandes sinais e milagres, para que ficasse bem claro que só existe um deus neste mundo e que está acima de todos os outros deuses criados pelas mãos humanas, por este motivo deveriam aprender que somente seguindo estes mandamentos estariam no caminho da salvação e da vida eterna.
A ação de Moises termina com o povo entrando para a terra prometida e recebendo das mãos de deus todas as promessas de sua aliança totalmente cumpridas, daqueles que saíram do Egito apenas Josué entrou na terra prometida e pode escrever como testemunho para toda a asa gerações que realmente nenhuma das boas palavras do senhor havia falhado.
O significado das alianças
As alianças que marido e mulher usam na mão são sinal de felicidade um do outro. Amando-se os esposos estão amando a Deus. Na Bíblia existe uma passagem importante a esse respeito.
Depois do dilúvio, Deus abençoa a humanidade renovada e renova a aliança com a família de Noé. O arco-íris é o sinal da grande aliança do Criador com suas criaturas. Seu arco, sua aliança é um sinal de paz e reconciliação. É sinal de vida nova. O arco-íris significa que a humanidade não sofrerá um novo castigo, como no Dilúvio. As armas de Deus são o amor e a fidelidade. Ao ver o arco-íris, Deus se recorda de sua “Aliança” e tem piedade de Seu povo.
Aquele que é infiel, quebra a “Aliança com Deus”. O mais importante é ser fiel a quem se jurou fidelidade sob as bênçãos de Deus através do Sacramento do Matrimônio.