1º dia do encontro "Por que me Crisma?"

Primeiro dia do encontro foi apresentando um a um conhecendo o seus amigo do grupo, junto com a dinamica e tema "Por quer me crisma?"

Ver 
Antes de qualquer coisa, é preciso responder a algumas perguntas
  • O que é a Crisma?
  • Crisma é o sacramento que confirma o batismo.
  • O que acontece quando alguém é crismado?
  • Compromete-se com Jesus, através do Espírito Santo.
  • Quando Deus nos chama é preciso dar a nossa resposta a este chamado.
    Crismar-se é aceitar o chamado de Deus.
       Veja alguns exemplos de como isso acontece: “Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: ‘Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens’. Imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Tendo passado um pouco adiante dali, viu Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estavam numa barca consertando as redes; chamou-os logo.“Eles, tendo deixado no barco seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram-no” (Mc 1, 16-20). “Jonas ficou profundamente indignado com isso e dirigiu ao Senhor esta prece: ‘Há Senhor, era bem isso que eu dizia quando estava ainda na minha terra! É por isso “que eu tentei esquivar-me fugindo para Taris’” (Jn 4,1).
       Há também aqueles que não aceitam o chamado do senhor: Um homem de boa posição perguntou então a Jesus: ‘Bom Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? ’ Jesus respondeu-lhe: ‘Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão só Deus. Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honrarás pai e mãe’. Disse ele: ‘ Tenho observado tudo isso desde a minha juventude.’ A estas palavras Jesus falou: ‘ Ainda te falta uma coisa; vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás uma recompensa no céu, Depois vem e segue-me. ’ “Ouvindo isto, ele se entristeceu, pois era muito rico.” (Lc 18,18-23).

Julgar
Como vimos, crismar-se é muito importante, tão importante que a crisma imprime no crismado, a marca de CRISTÃO.
Crismar-se significa:
Decidir-se por opção própria.
Vivenciar a fé a esperança e a caridade.
Aceitar os compromissos do batismo e vivê-los.
Vivenciar a palavra de Deus.
Colocar os dons a serviço de Deus
Despojar-se
Participar da santa missa e receber a Eucaristia.
Participar do sacramento da Reconciliação.
Aprofundar o espírito de oração.
Interessar-se pela leitura meditativa do evangelho.
Engajar-se na comunidade, interessando-se por suas atividades.
Criar ambiente de amizade e fraternidade nas comunidades em que convive.

 
Agir
 Assuma um compromisso com Jesus.
Até o dia de sua crisma, comprometa-se com Jesus a tornar hábito em sua vida, pelo menos uma
das sugestões abaixo.
Não faltar às missas dominicais
Comungar nas missas
Confessar-se freqüentemente
Assistir a pelo menos uma missa durante a semana
Fazer adoração periódica ao Santíssimo Sacramento
Trazer um amigo para a Igreja
Ler a bíblia diariamente
Rezar pelo menos duas vezes por dia
Estudar a sua religião
Rezar um terço por semana
Engajar-se em alguma pastoral
Para refletir



1)  Como os apóstolos reagiram ao chamado de Jesus?
2)  O que a crisma nos torna?
3)   Como foi o seu chamado para a crisma?
4)   Qual a parte da bíblia que fala sobre crisma?




ENCONTROS
Os encontros vão ter momentos de experiência, momento de oração, leituras bíblicas, Dinâmicas, trabalhos, conhecer amor a Deus e ao próximo, perdão, pecado, conhecer os dons do Espírito Santo, a comunidade, igreja...

Nos encontro trabalharemos com pais, papeis reciclado, materiais novos e usados... Também com as dinâmicas “dinâmica não é pra brinca e sim momento pra vivenciar o tema”

Seguem um calendário repleto de atividades: Retiro espiritual, dinâmicas, músicas de oração, doutrina católica, estudo bíblico, debates, cidadania, dentre outras. Não são simples “aulas”, mas encontros profundos Não possuem “professores”, mas pessoas que monitoram e ajudam nesse encontro com Deus.

Sacramento da CRISMA

É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Nascidos para a vida da graça pelo Batismo; Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Confirmação ou Crisma faz parte dos chamados Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confissão, Eucaristia e Crisma). Ele é o sacramento do Cristão adulto, da Fé amadurecida, esclarecida, corajosa na defesa da justiça evangélica, cuja graça específica é dar vigor espiritual.
O Batismo já nos dá o Espírito Santo; a Confirmação dá-o em plenitude. Após o nascimento vem o crescimento, através da formação integral do Cristão. Quem foi crismado se torna valente, revestido com toda a armadura celeste, está apto para a batalha contra os mais fortes inimigos de sua salvação e os vence.
Os apóstolos que, segundo a promessa do Senhor, receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, tinham o poder de completar a obra do Batismo pelo dom do Espírito Santo, como lemos nos Atos dos Apóstolos.
Os crismados devem dar testemunho diante do mundo e serem membros vivos da Igreja, procurando servir a todos, à semelhança de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir. 

Nome e significado
   O nome significa na simbologia bíblica a intimidade mais íntima de cada pessoa. Deus diz que nos chama "pelo nome".
   Deus nos conhece e nos chama pelo nome. Conhecer pelo nome é ser amigo, ser íntimo.
   Jesus, quando chamou seus discípulos, os chamou pelo nome e deu a cada um a missão de colaborar para a construção do Reino de Deus.
   Muitas vezes chamamos as pessoas, os colegas, por apelidos e não por seu verdadeiro nome. Muitos apelidos são pejorativos e desagradam as pessoas. Saber distinguir quando os apelidos são expressão de carinho, de amor, é importante para um relacionamento saudável. Procurar saber se os amigos gostam de ser chamados por esses apelidos é muito importante para evitar constrangimento.
  Precisamos também conhecer as pessoas que prestam serviço na escola, no bairro, e nos referir a elas pelo verdadeiro nome e não pela função que desempenha. Por exemplo, o carteiro, o açougueiro, o lixeiro

A Importância do nosso nome
Cristo e Messias Ambos os termos vêm de verbos que significam “Ungir com óleo sagrado”, no antigo testamento, o termo messias era aplicado aos profetas (1 RS 19,16), sacerdotes (LV 4,5-16), e aos reis (1 Sam. 24,6-10). Todos eles foram ungidos com óleo, que este era o símbolo de que Deus tinha escolhido-os especificamente para os respectivos cargos. “Tu és o messias, o filho de Deus vivo.” (MT 16,16)
 Os evangelhos retratam Jesus como aceitando o título e o papel de “Cristo, o Messias.” No seu batismo por João, Jesus recebeu o derramamento do Espírito e o mandato de Deus para começar seu ministério (Mateus 3-16-4,17). O batismo de Jesus deve ser entendido como a sua unção tríplice para o cargo de profeta, sacerdote e rei. 
Cordeiro de Deus deu sua vida como sacrifício pelos pecados Jô 1,29
Emanuel Deus conosco MT 1,23
Filho de Davi o que traz o reino MT 9,27
Jesus nome próprio: "Deus é a salvação". MT 1,21
Pão da vida o alimento essencial Jô 6,35


A alguns notáveis servos de Deus que tiveram seus nomes mudados: Abrão, Sarai e Jacó. Respectivamente, depois da troca, passaram a se chamar: Abraão Sara e Israel. Qual a importância da troca de seus nomes? Será que sofreram alguma mudança em sua personalidade ao receberem outro nome?

Antes de considerarmos essas questões, devemos primeiro entender a relação entre Deus e sua iniciativa de trocar o nome de alguém. O Senhor Deus não tem apenas o poder de mudar nomes, mas também de atribuir novo nome a quem desejar. Ele escolheu o nome do primeiro homem, Adão, nomeou João Batista e, finalmente, designou o nome de seu Filho, Jesus. Também delegou a outros a autoridade para atribuir nomes. Como exemplo, temos Adão, que teve o trabalho de atribuir nomes aos animais (Gn 2,19-20). Coube a ele, ainda, escolher o nome de sua esposa, Eva, e de seus filhos. Eva, depois, também cumpriu essa “missão” de escolher nomes.

Os nomes podem ter diversos significados. Algumas vezes, servem para identificar uma pessoa, suas qualidades ou condição de vida. Mas também podem significar a situação político-social da época. Foi o que ocorreu com a mulher de Finéias, que chamou seu filho de Icabô: “E chamou ao menino Icabô, dizendo: De Israel se foi à glória! Porque a arca de Deus foi tomada e por causa de seu sogro e de seu marido” (Veja 1SM 4,19-22).

O nome pode influenciar a vida de uma pessoa? Não! As pessoas citadas acima não foram mudadas em nenhum sentido ao receberem novos nomes. As trocas ocorreram devido às circunstâncias de suas vidas. Antes de trocar o nome de Abrão e de Sarai, o Senhor havia primeiro mudado a situação em que se encontravam.

Embora não haja nenhum poder místico sobre o nome de uma pessoa, os cristãos devem ser sábios ao escolher o nome de seus filhos. Ainda que o nome não seja bíblico, devemos ter o cuidado de não torná-lo tão exótico a ponto de causar constrangimento. O equilíbrio e o bom senso devem avaliar cada decisão cristã