3º dia do encontro "Semana Santa"

O terceiro dia tema da semana Santa tivemos trabalhos e dinamicas


1.                DINÂMICAS
A vela e o barbante
Material: uma Bíblia, barbante, velas para todos e mais uma para ser colocada no centro.
Descrição: Todos deverem estar na forma de um círculo, e no centro do círculo, numa mesa, coloca-se a Bíblia, junto com uma vela acesa. A Bíblia deve estar amarrada com o barbante, e este, deve ter sobra suficiente para amarrar as velas de todos. Cada pessoa, com uma vela vai ao centro do círculo, passa o barbante em volta de sua vela, acendendo-a, e em seguida, entrega à ponta do barbante para outra pessoa, que circulará sua vela, também a acendendo, e assim sucessivamente. Quando todos estiverem enlaçados pelo barbante, lê-se a passagem do Evangelho de Jo 8,12
"Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida".
 Ao final, todos partilham o sentido da dinâmica, tentando relacioná-la com o texto bíblico.

2.                A SEMANA SANTA 
O cristão católico convicto celebra com alegria cada função litúrgica do Tríduo Pascal e da Páscoa. Toda a Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a Semana Santa. 

       O que é Celebrar?
       Celebrar tem vários significados: festejar, solenizar, honrar e exaltar

A Semana Santa é celebrada a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.


3.                DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo. (Lc 19, 38).

4.                QUINTA-FEIRA DA CEIA 
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. , na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. (MT 20,28).

5.                SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO 

É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. Presidida por um padre na missa a bata cor vermelha simboliza o fogo, o sangue o amor divino
 Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrado a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da cruz e Comunhão eucarística. Não adoramos a cruz como um objeto de madeira, mas adoramos o Cristo pregado na Cruz.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra, são lembrada os acontecimento de Jesus na Cruz

6.                SÁBADO SANTO 
Vigília pascal Um grande silêncio reina sobre a terra, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, Deus feito homem adormeceu que não dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. No sábado à noite a celebra o cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:
A bênção do fogo novo; significado pascal da luz que surge nas trevas (Jo 1,9; 9,12; 12,35-36)
Círio pascal; que evoca a luz de Jesus que ressuscita em sua glória
A proclamação da Páscoa; celebra as maravilhas operadas por Deus nesta noite santa.
A liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação;
A renovação das promessas do Batismo; a liturgia eucarística.

7.                DOMINGO DE PÁSCOA 
A palavra “páscoa” significa “passagem”. A Páscoa comemora é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo.
 Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus.
Presidida por um padre a missa de cor branca é sinal de alegria, de coração limpo e purificado

8.                SÍMBOLOS DA PÁSCOA

9.                POR QUE COMEMOS PEIXES NA SEMANA SANTA?
O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência
Sexta-Feira da Paixão é o dia mais expressivo da quaresma recomenda não comer carne vermelha como forma de penitência e reflexão dos quarenta dias em que Jesus Cristo passou no deserto, neste dia faremos sinais de penitência, em respeito e veneração. Assim, à prática do jejum da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.

10.            DINÂMICA
O barco
Material: Uma folha em branco para cada um. (fazer o barco de papel).
Objetivo: Aumentar a fé em Jesus; Vestir a camisa de Cristo

            Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva a naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco.
            O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo. Ex: Ambição, drogas, televisão, inveja, etc.
            Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
            Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
            Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta prá cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)
            Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa)
            Está é a camisa do Cristão, somos atletas de Cristo, e como bom atleta que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vença
            Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afundasse. Temos que nos alimentar, eucaristia é verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes. Eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade. (MT 8, 23 - 27).

SIGNIFICADO DO PÃO E VINHO

O Pão da ceia do Senhor, portanto, retrata o sacrifício de Cristo como a necessidade absoluta para a nossa vida espiritual. Assim como não podemos viver sem o "pão diário," não podemos viver sem Cristo, o pão da vida.

O Vinho na Escritura simboliza luxúria, abundância, gordura, prosperidade, alegria, satisfação e banquete (Dt. 28,51; Sl. 104:15; Is. 55:1; Joel 3,18). Ele representa aquilo que está acima e além das necessidades da vida, que torna a vida mais que mera existência, que dá satisfação e regozijo