O terceiro dia tema da semana Santa tivemos trabalhos e dinamicas
1. DINÂMICAS
A vela e o barbante
Material: uma Bíblia, barbante, velas para todos e mais uma para ser colocada no centro.
Descrição: Todos deverem estar na forma de um círculo, e no centro do círculo, numa mesa, coloca-se a Bíblia, junto com uma vela acesa. A Bíblia deve estar amarrada com o barbante, e este, deve ter sobra suficiente para amarrar as velas de todos. Cada pessoa, com uma vela vai ao centro do círculo, passa o barbante em volta de sua vela, acendendo-a, e em seguida, entrega à ponta do barbante para outra pessoa, que circulará sua vela, também a acendendo, e assim sucessivamente. Quando todos estiverem enlaçados pelo barbante, lê-se a passagem do Evangelho de Jo 8,12
"Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida".
Ao final, todos partilham o sentido da dinâmica, tentando relacioná-la com o texto bíblico.
2. A SEMANA SANTA
O cristão católico convicto celebra com alegria cada função litúrgica do Tríduo Pascal e da Páscoa. Toda a Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a Semana Santa.
O que é Celebrar?
Celebrar tem vários significados: festejar, solenizar, honrar e exaltar
A Semana Santa é celebrada a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
3. DOMINGO DE RAMOS
O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo. (Lc 19, 38).
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. , na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. (MT 20,28).
5. SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. Presidida por um padre na missa a bata cor vermelha simboliza o fogo, o sangue o amor divino
Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrado a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da cruz e Comunhão eucarística. Não adoramos a cruz como um objeto de madeira, mas adoramos o Cristo pregado na Cruz.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra, são lembrada os acontecimento de Jesus na Cruz
6. SÁBADO SANTO
Vigília pascal Um grande silêncio reina sobre a terra, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, Deus feito homem adormeceu que não dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. No sábado à noite a celebra o cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:
•A bênção do fogo novo; significado pascal da luz que surge nas trevas (Jo 1,9; 9,12; 12,35-36)
•Círio pascal; que evoca a luz de Jesus que ressuscita em sua glória
•A proclamação da Páscoa; celebra as maravilhas operadas por Deus nesta noite santa.
•A liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação;
•A renovação das promessas do Batismo; a liturgia eucarística.
7. DOMINGO DE PÁSCOA
A palavra “páscoa” significa “passagem”. A Páscoa comemora é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo.
Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus.
Presidida por um padre a missa de cor branca é sinal de alegria, de coração limpo e purificado
8. SÍMBOLOS DA PÁSCOA
9. POR QUE COMEMOS PEIXES NA SEMANA SANTA?
O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência
Sexta-Feira da Paixão é o dia mais expressivo da quaresma recomenda não comer carne vermelha como forma de penitência e reflexão dos quarenta dias em que Jesus Cristo passou no deserto, neste dia faremos sinais de penitência, em respeito e veneração. Assim, à prática do jejum da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.
10. DINÂMICA
O barco
Material: Uma folha em branco para cada um. (fazer o barco de papel).
Objetivo: Aumentar a fé em Jesus; Vestir a camisa de Cristo
● Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva a naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco.
● O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo. Ex: Ambição, drogas, televisão, inveja, etc.
● Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente. (Cortar a ponta do lado direito do barco)
● Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco. Deste lado do barco está pesando: Egoísmo, infidelidade, impaciência, desamor, falta de oração, etc. (Cortar a ponta do lado esquerdo do barco)
● Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta prá cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada. (Cortar a ponta de cima do barco e colocar em algum lugar visível)
● Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou (Abrindo parece uma camisa)
● Está é a camisa do Cristão, somos atletas de Cristo, e como bom atleta que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vença
● Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afundasse. Temos que nos alimentar, eucaristia é verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes. Eucaristia - está é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade. (MT 8, 23 - 27).
SIGNIFICADO DO PÃO E VINHO
O Pão da ceia do Senhor, portanto, retrata o sacrifício de Cristo como a necessidade absoluta para a nossa vida espiritual. Assim como não podemos viver sem o "pão diário," não podemos viver sem Cristo, o pão da vida.