2º dia do encontro "Quaresma"

No segundo dia foi a penultima semanda da Quaresma, falamos tudo sobre a Quaresma e a Dinamica
DINÂMICA I
Dinâmica: Tentação
Material: bombons, 2 potes e papel com frase bíblica
Coloca na mesa pote de bombons e outro pote com os papeis, cada um vai e escolhe o q você quer pegar bombons ou a frase, depois pergunta “O que sentiu quando comeu o bombom ou leu a frase” e reflita
 DINÂMICA II
Dinâmica: No escuro
Com os olhos fechados, pedir para as crismando desenharem uma casa com flores na janela, chaminé no telhado, caminho com grama, um lago do lado e um céu com nuvens fofinhas e um sol radiante.
Depois do desenho terminado, todos abrem os olhos e vêem a bagunça que ficou.
Pedir para escrever em baixo do desenho: Essa é nossa vida sem Deus

1. O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?(Mateus 4,1-11)
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão. É comum encontrarmos imagens cobertas por mantos roxos: sentido de penitência
O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo, levando a refletir e contemplar objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Tríduo Pascal.

2. QUAL É A VERDADEIRA ORIGEM DA PÁSCOA?
Não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento. A Bíblia relata o acontecimento do Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, 10 pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi à matança dos primogênitos – o filho mais velho seria morto. Seguindo as instruções, cada família hebréia, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbral das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervam amargas, preparando o povo para a saída do Egito, à meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos.
Páscoa palavra hebraica que significa "passagem”. Esta festa lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo e a passagem pelo mar Vermelho, (Ex 12,1-10; 12-14; 29-33 e 14,5-7; 13-14; 21-26)

3. O SENTIDO DA QUARESMA:
   Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida, em nossas comunidades e na sociedade.
   É tempo de preparação para viver de maneira livre e amorosa o momento mais importante da nossa vida cristã: a páscoa
   Para muitos, é apenas um tempo triste em que se canta e medita sobre os sofrimentos de Jesus, que morreu pelos pecados da humanidade.
   Tempo de pedir perdão a Deus e fazer a penitência.
   É, portanto um tempo de mudanças!!!

A Quaresma é uma caminhada de 40 dias que nos conduz à Páscoa.
4   Os Hebreus caminharam 40 anos no deserto para só depois alcançarem a Terra Prometida; foram 40 anos de vida dura, sacrificada, de purificação da idolatria (Js 5,6).  
4   Elias caminhou 40 dias no deserto para chegar ao monte de Deus (1RS 19,8).
4   O período do dilúvio foi de 40 dias (Gn 7,4).
4   A duração do bom reinado de Davi foi de 40 dias (2SM 5,4).
4   Cristo jejuou 40 dias no deserto antes de iniciar a sua vida pública (MT 4,2)
4   Após a ressurreição Jesus, permaneceu na terra 40 dias (AT. 1,3).
4   Moisés passou quarenta dias e quarenta noites jejuando, onde recebeu as Tábuas da Lei.
A Quaresma é o grande período em que toda a Igreja se recolhe, e se purifica para preparar a Páscoa. Palavra quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar. Quarenta na verdade significa "muito tempo" sem ser muito preciso

4. O QUE OS DEVEM FAZER NO TEMPO DA QUARESMA?
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.
Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

5. TEMPO QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo. A Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e de salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa.
No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela CF.. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada. A CF. ilumina de modo particular, os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, a penitência e a caridade.

   Por meio do exercício da oração, pessoal e comunitária, as pessoas tornam-se sempre mais abertas e disponíveis às iniciativas da ação de Deus.
   A penitência e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos da penitência, mudança de vida e conversão interior.
   A caridade confere aos gestos de generosidade humana uma dimensão evangélica profunda, que se expressa na solidariedade. Coloca a pessoa e a comunidade face a face com o irmão empobrecido e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo...

6. PODE COMER CARNE NA QUARESMA?
A palavra carnaval significa adeus à carne; nos tempos antigos onde, por falta de refrigeração, deviam consumir todos os produtos que durante a quaresma não podiam comer (carne, ovos, leite). Com este fim organizavam festas populares, que pouco a pouco se degeneraram em atos dos quais, não raramente, se arrependerão durante a quaresma. Tais atos (desfiles, festas), quando chegam ao extremo da exaltação dos prazeres, ferem o Coração de Jesus, e devem ser desagravados com atos de reparação.

Quem acompanha Jesus sabe que na mortificação da carne brilha a luz da ressurreição e da vida.
Portanto, o fato de não comer carne seria uma forma de demonstração de respeito, ou jejum perante Jesus. Mas esse jejum não precisa ser necessariamente de carnes, você pode deixar de comer outra coisa.