31º Dias de encontro "Reunião de Pais"

CONTEÚDO DA REUNIÃO DE PAIS

Cronograma especial, com temas direcionados à formação dos seus filhos, que aqui são chamados de CRISMANDOS, visando prepará-los para o recebimento do Sacramento da Crisma. A formação acontece todos os sábados

Para que possamos conviver mais num ambiente de muito respeito e harmonia, preparamos este manual contendo algumas orientações que serão fundamentais na vivencia do dia-a-dia com os crismando (seus filhos):

1)     PONTUALIDADE: Nos dias determinados para a formação os crismando deverão está presentes no local às 13:00hs, com tolerância de 5minutos.
2)     VESTIMENTAS: Não será permitido o uso de micro-saias, shorts, bermudas, tops, com a finalidade de evitar constrangimentos dentro das salas e nos momentos de formação.
-Para o dia da Celebração da Crisma o crismando deverá vestir calça jeans, a camisa será fornecida pela pastoral, pois já está incluída no valor que será cobrado.
3)     BÍBLIA: Todos os crismando deverão providenciar uma bíblia para levá-la nos momentos de formação e leituras diárias em casa e em família.
4)     FREQÜÊNCIA: Só será permitido um total de 05 (cinco) faltas, devendo o crismando apresentar um estudo sobre o tema e, ainda, repor estas faltas nas reuniões na Missa. Procurem saber se seu filho está vindo aos encontros.
5)     TAXA: Estamos estipulando no valor de R$ 160,00 que englobara as despesas com todas as atividades que irão acontecer no último o ano, tais como, camiseta para o dia da celebração, alimentos e aluguel do sitio no dia do retiro, espórtula para a Arquidiocese na pessoa do Bispo, certificados, velas, etc. A referida valor poderá ser paga nos boletos em 08 (oito) parcelas de R$ 20, 00, com vencimentos até o dia 10
6)     A CELEBRAÇÃO - A liturgia da celebração da Eucaristia da Crisma acontece sempre no segundo domingo do mês deve ser dinamizada, preparada e celebrada, cantada e lida pelos crismando. Deve ser evitado o uso de mini-saias, shorts, bermudas, decotes e tops
7)     SER CRISMADO: “É UMA MISSÃO” Centenas de jovens foram crismados nestes últimos anos: Onde andam eles? Participam da Paróquia?
Uma pessoa crismada torna-se missionário, apóstolo, soldado de Cristo, semeador, bom samaritano, agente de evangelização, sal, fermento e luz de Cristo.
8)  DÚVIDAS?

Para nossa reflexão em família
Um recado importante para os pais: a crisma não é tradição, mas necessidade.

1.   Pais que inscrevem os filhos na crisma devem ter consciência da importância deste momento na vida deles. Mas para isso, não basta somente inscrevê-lo para que a crisma faça o milagre da conversão ou para dar mais uma ocupação ao filho. É preciso participar e se envolver junto.
2.      Se for sem a presença dos pais, a crisma tem uma grande chance de se tornar apenas um momento comum, tradicional, da vida de centenas de crianças e adolescentes. Afinal de contas, O que os pais querem para seus filhos quando os inscrevem na crisma?
3.      Dicas importantes para que os pais façam da crisma um momento de crescimento, participação e de aproximação com seus filhos. Pergunte a eles qual foi o tema do ultimo encontro e escuta o que eles aprenderam e qual foi à importância
4.      Os pais não podem mais incorrer no erro de simplesmente dizer: “você irá fazer a crisma porque o pai e a mãe fizeram, todo mundo fez e pronto”. Isso gera revolta e descontentamento e não ajuda em nada no processo de evangelização. Não imponha nada. Ninguém gosta de fazer algo forçado, muito menos jovens adolescentes.
5.      Acompanhe a vida do seu filho na crisma. Procure saber do encontro e mostre interesse pelos assuntos abordados. É fundamental que a família freqüente junto uma celebração. Os pais precisam participar da vida religiosa de seus filhos e a missa é um forte momento de encontro comunitário. Mesmo que seus filhos relutem, não queiram, reclamem, é preciso insistir, mas sem impor. Jovens precisam ser incentivados.
6.      Dê a eles a oportunidade de curtir um pouco a idade em que estão. Lembre-se que a crisma não é apenas um momento tradicional de quem não tem o que fazer, mas, sim, um instante de formação e crescimento. Não estimule seu filho a faltar qualquer encontro por um compromisso qualquer. Infelizmente alguns pais procedem de maneira errada, parecem estar sempre a desanimar seus filhos para as coisas de Deus e depois culpam o padre, a Igreja e a catequista.
7.      Por último, tenha consciência de que foi você quem procurou a Igreja para inscrever o seu filho na crisma e não a Igreja quem lhe procurou. Por essa, razão é preciso entender que na crisma, assim como na escola, no trabalho e até mesmo em casa, também tem regras que precisam ser cumpridas para que ela tenha êxito. Lembrem-se, mais uma vez: As catequistas não são milagreiras. Sem a ajuda dos pais, a crisma não tem efeito.

PADRINHOS / MADRINHAS
    Os Padrinhos têm como papel ensinar seu afilhado a trilhar os passos do catolicismo, tanto no Batismo quanto no Crisma. Os deveres dos padrinhos são sérios e nem sempre fáceis, pois devem conduzir sua fé - por isso ao ser convidado para crismar alguém, a pessoa deve se sentir preparada e deve estar ciente dos seus deveres junto ao Romanismo.
    Padrinhos e Madrinhas são pais e mães espirituais. No batismo eles têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na educação católica da mesma. No crisma, o padrinho deve ajudar o crismando a amadurecer para fé Romana, o próprio significado de crisma é este, o sacramento da maturidade do católico, é quando a criança se torna adulta perante a dogmática da Igreja Católica.


Os padrinhos ou madrinhas não são meros elementos decorativos na Crisma.
Através da história da Igreja tem-se valorizado a sua presença.

Qual o sentido do padrinho atualmente, ser padrinho tem seu sentido enquanto:

·     Membro atuante na comunidade;
·     Cristão comprometido na sociedade;
·     Acompanhar o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro.

O jovem pode e deve escolher o seu padrinho.
O padrinho deverá:

·     Ter mais de dezesseis anos de idade;
·     Ser católico, confirmado, já ter recebido a eucaristia e levar vida coerente com a fé;

Dinâmica
Objetivo: incentivos
Material: no mínimo 15 lenços

Os crismando com olhos vendados e o pais com as mãos na cintura, a catequista fica bem longe da turma, um de cada vez, pede para os pais guia os filhos ate a catequista sem coloca as mãos neles