49º Dias de encontro "RCC"

Saiba mais sobre a Renovação Carismática Católica
Esse dia tivemos visita especial Inês falando sobre RCC





















A Renovação Carismática Católica é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos na década de 1960, pela influência da Renovação Carismática episcopal, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, especialmente pela força do Espírito Santo e de seus dons.

Em 1966, estudantes católicos da Universidade de Duquesne começaram a reunir-se para a prática de oração e conversas a respeito da fé. Eram católicos que se dedicavam a atividades apostólicas, mas ainda insatisfeitos com sua experiência religiosa.

A partir de 1967, houve uma explosão de manifestações de Deus na vida de muitos grupos que insistentemente pediam a renovação no Espírito Santo. A história da Igreja Católica nos mostra que esse fato está ligado a outros acontecimentos que propiciaram o surgimento da RCC. Começaram a rezar para que o Espírito Santo se manifestasse neles e vivenciar uma experiência mais profunda.

Nesse século, o Papa João XXIII manifestou o desejo de que o Concílio Vaticano II fosse guiado por Ele (Espírito Santo). E, ao convocar o Concílio, o um novo Pentecostes para toda a Igreja. O Concílio, então, dá fundamentação para que mais adiante a RCC surgisse.

 Os carismáticos e o Espírito Santo
Desse modo, nos reuniões chamadas "grupos de oração" é muito comum a prática do "dom de línguas". Acredita-se também na ocorrência de visões e profecias, que transmitiriam mensagens de Jesus, do Espírito Santo e até mesmo da Virgem Maria, bem como a realização de curas espirituais ou físicas e outros milagres.

A Vinda do Espírito SantoA presença do Espírito Santo nas pessoas se manifesta, através dos seus dons e carismas concedidos a todos e a cada um for dado na medida de seus Dons (Ef. 41-7). Nós o recebemos no dia do nosso Batismo e confirmamos no dia de nossa Crisma, e o reafirmamos no Espírito Santo.

Foi de Pentecostes que surgiu a RCC?

A Renovação Carismática Católica; nasceu de suas raízes mais profundas, que é o Pentecostes. (At 2,1-4). João Paulo II, disse que a Renovação tem o dever de implantar uma nova cultura, "a cultura de Pentecostes". Essa é a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor.

"Vida longa aos carismáticos" Proclamou João Paulo II.

O que é Grupo de Oração?
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica.Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.
    
O que é língua dos anjos?
Destacada como parte fundamental dos momentos de experiência religiosa carismática, a chamada "oração em línguas" ou "língua dos anjos", se entrega na intimidade com Deus por seus adeptos encontra na oração em línguas. É contato intimo com Espírito Santos, somente Ele sabe o que diz a oração, mesmo que não saiba o que esta dizendo, mas o anjo anuncia e eleva para Deus.

O que é repouso no Espírito Santo?
O repouso do Espírito é como um dom, um presente particular que Jesus dá e onde as pessoas são penetradas, como um laser que penetra violentamente uma parede de inox. Jesus, para falar aos nossos corações e curar nossas feridas, deve, através desse dom, penetrar esse "aço", que é o nosso corpo.

Na presença do Espírito Santo, a pessoa não aguenta mais; cai no chão e lá, uma vez que se abandona nos braços de Deus. Jesus pode operar a maioria das curas que opera quando na maioria dos repousos do Espírito, são curas interiores, porque Deus quer fazer de nós, primeiramente, filhos verdadeiros, profundamente curados na interioridade de nosso ser, na liberdade de nosso inconsciente, que atrapalha demais o nosso mundo de hoje.


Porque algumas pessoas se agitam durante o repouso?
Normalmente essa tremedeira acontece nas primeiras vezes ou acontecem por dois motivos: primeiro, pode ser que a pessoa viveu um momento emocional muito violente na sua vida, que pode ser durante o ventre da mãe; outra hipótese, um jovem cai durante o grupo de oração e começa a se agitar, este jovem pode ter experimentado uma tentativa de abordo e carrega esse trauma; outras situações são pessoas que se consagraram ao demônio ou participou de práticas ocultas, e começam a se agitar, isso é uma manifestação; essa pessoa deve receber oração por libertação.

Por isso devemos sempre orar pelo repouso no espírito, para que a cura se manifeste cada vez mais em nossas vidas.


48º Dias de encontro "Sobre as divisões das religiões"

Sobre as divisões das religiões

A diferença entre Igreja Católica Apostólica e Católica Ortodoxa A Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica Ortodoxa ou Igreja Cristã Ortodoxa, é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade com aproximadamente dois mil anos, e aproximadamente mil anos, surgindo junto com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos.

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI (11). Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana, não reconhece o Santo Papa como chefe da Igreja de Cristo. Para eles, o Papa é apenas o Patriarca de Roma.



A diferença entre Igreja Católica Apostólica Romana e Apostólica Brasileira

A igreja "Católica Apostólica Brasileira" fundada pelo Bispo Dom Carlos Duarte Costa, antigo bispo Católico Romano da Diocese de Botucatu.Ele era contrário à doutrina da Autoridade do Papa, pregava o casamento dos padres e a liberação do divórcio.

Várias tentativas foram feitas para que o supracitado bispo renunciasse a suas idéias e voltasse ao seio da Santa Igreja Romana, no entanto, foram infrutíferas. Já fora da comunhão com a Igreja Católica, resolveu fundar a sua própria igreja, titulando-a de "Católica" e "Apostólica", cometendo, mais uma vez, graves erros doutrinais.

Ser "Católico" significa ser "universal", isto é, pertencer à Igreja fundada por Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, que a deixou no mundo para ser propagada por todo o mundo. Ser "Apostólico" significa que o fundamento e raiz de nossa fé é o próprio Jesus Cristo, que instituiu os Apóstolos, grupo de homens que levariam o Evangelho aos confins de toda a terra, “Romano” a bíblia que é a única fonte que afirma claramente que o reino de Deus foi retirado de Jerusalém e dado aos Romanos, para que Roma produzisse frutos desse Reino.”Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la.” Onde o Apostolo Pedro sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus, e concede um papel importante nessa missão à pessoa da Santíssima Virgem Maria



Como surgiram as igrejas protestantes?
Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado. Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inúmeras formas de divulgação não caíram no esquecimento, ao contrário, suas idéias foram levadas adiante e a partir do século XVI, Rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante


E assim surgiram entre outras religiões por falta de aceitação escrita na bíblia e desconhecem, e se calou diante da verdade.

Ora, como poderão invocar Aquele em quem não acreditaram? Como poderão acreditar, se não ouviram falar d'Ele? E como poderão ouvir, se não houver quem O anuncie?15.Como poderão anunciar se ninguém for enviado? Como diz a Escritura: «Como são belos os pés daqueles que anunciam boas notícias!»16.Mas nem todos obedeceram ao Evangelho. Isaías diz: «Senhor, quem acreditou na nossa pregação?»17.A fé depende, portanto, da pregação, e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo. (Rom 10, 14-17).

47º Dias de encontro "Como reza o Terço"

Como rezar o terço

Inicie fazendo o sinal da CruzEm nome do Pai do Filho e do Espirito Santo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Após, reze a oração do Pai-Nosso:Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Reze então três vezes a a Ave-Maria:Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Após reze o Glória-ao-Pai:Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Mistério:No primeiro Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Segundo Mistério:No segundo Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Terceiro Mistério:No terceiro Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Quarto Mistério:No quarto Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Quinto Mistério:No quinto Mistério contemplamos...
Reze a oração do Pai-Nosso.
Reze então dez vezes a a Ave-Maria.
Após reze o Glória-ao-Pai.

Agradecimento
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente ! ó piedosa ! ó doce sempre Virgem Maria!

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.


Aprenda a rezar o terço da misericórdia:

Pai-Nosso...
Ave-Maria...
Creio...

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas das Ave-Marias, reza-se:Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)

Ao final do terço, reza-se:Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.