48º Dias de encontro "Sobre as divisões das religiões"

Sobre as divisões das religiões

A diferença entre Igreja Católica Apostólica e Católica Ortodoxa A Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica Ortodoxa ou Igreja Cristã Ortodoxa, é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade com aproximadamente dois mil anos, e aproximadamente mil anos, surgindo junto com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos.

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI (11). Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana, não reconhece o Santo Papa como chefe da Igreja de Cristo. Para eles, o Papa é apenas o Patriarca de Roma.



A diferença entre Igreja Católica Apostólica Romana e Apostólica Brasileira

A igreja "Católica Apostólica Brasileira" fundada pelo Bispo Dom Carlos Duarte Costa, antigo bispo Católico Romano da Diocese de Botucatu.Ele era contrário à doutrina da Autoridade do Papa, pregava o casamento dos padres e a liberação do divórcio.

Várias tentativas foram feitas para que o supracitado bispo renunciasse a suas idéias e voltasse ao seio da Santa Igreja Romana, no entanto, foram infrutíferas. Já fora da comunhão com a Igreja Católica, resolveu fundar a sua própria igreja, titulando-a de "Católica" e "Apostólica", cometendo, mais uma vez, graves erros doutrinais.

Ser "Católico" significa ser "universal", isto é, pertencer à Igreja fundada por Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, que a deixou no mundo para ser propagada por todo o mundo. Ser "Apostólico" significa que o fundamento e raiz de nossa fé é o próprio Jesus Cristo, que instituiu os Apóstolos, grupo de homens que levariam o Evangelho aos confins de toda a terra, “Romano” a bíblia que é a única fonte que afirma claramente que o reino de Deus foi retirado de Jerusalém e dado aos Romanos, para que Roma produzisse frutos desse Reino.”Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la.” Onde o Apostolo Pedro sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo. Seu objetivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus, e concede um papel importante nessa missão à pessoa da Santíssima Virgem Maria



Como surgiram as igrejas protestantes?
Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado. Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inúmeras formas de divulgação não caíram no esquecimento, ao contrário, suas idéias foram levadas adiante e a partir do século XVI, Rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante


E assim surgiram entre outras religiões por falta de aceitação escrita na bíblia e desconhecem, e se calou diante da verdade.

Ora, como poderão invocar Aquele em quem não acreditaram? Como poderão acreditar, se não ouviram falar d'Ele? E como poderão ouvir, se não houver quem O anuncie?15.Como poderão anunciar se ninguém for enviado? Como diz a Escritura: «Como são belos os pés daqueles que anunciam boas notícias!»16.Mas nem todos obedeceram ao Evangelho. Isaías diz: «Senhor, quem acreditou na nossa pregação?»17.A fé depende, portanto, da pregação, e a pregação é o anúncio da palavra de Cristo. (Rom 10, 14-17).