36º Dias de encontro "Dez Mandamento"



Os Dez Mandamentos
As leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma estamos obedecendo-O, são os DEZ MANDAMENTOS. (Exodo 20,1-17)

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.
Amar a Deus sobre todas as coisas: O primeiro mandamento convida o homem a crer em Deus, a esperar Nele e a amá-Lo acima de tudo

Deus proibe ídolos, ou seja, imagens que são adoradas como se elas fizessem milagres.
As nossas imagens são como fotografias: nos lembram a pessoa amada. No João 3, 14 no Antigo Testamento onde, por ordem de Deus, Moisés fez uma serpente de cobre e colocou-a sobre um poste. Essa imagem era prefiguração do Cristo, e todos os que para ela olhavam ficavam curados. "Deus só pede o nosso amor" - Mt 22,34-40

2 - Não tomar seu santo nome em vão.
Este mandamento proíbe o uso inconveniente do nome de Deus, de Maria e dos Santos.

A blasfêmia consiste em proferir contra Deus palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus. É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, em conversas fúteis e brincadeiras. Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus. Jurar usando o nome de Deus

3 - Guardar domingos e festas de guarda.
Guardar domingos e festas: No Antigo Testamento, o mandamento prescrevia que se guardasse o sábado. No entanto, esse dia foi substituído pelo domingo através da Ressurreição de Cristo que, dessa forma, deu início a uma Nova e Eterna aliança com a humanidade.

O domingo deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa por excelência. No domingo os fiéis têm a obrigação de participar da missa, para isso os fiéis devem se afastar das atividades que os impeçam o culto a ser prestado a Deus nesses dias.Assistir e participar das missas - um único dia para adorar e louvar a Deus.

4 - Honrar Pai e Mãe
Deus quis que, depois Dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade.

"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar."

Os filhos devem aos pais respeito, gratidão, justa obediência, e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.
Os pais devem ser responsáveis por educar os filhos na Igreja e têm o dever de atender, na medida de suas condições, às necessidades físicas e espirituais dos filhos.
Os pais também devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos. Lembrem e ensinem que a primeira vocação do cristão é seguir a Jesus.

5 - Não matar
Só Deus tem o direito de tirar a vida. Entende a Santa Igreja que ele abrange não apenas a morte em si, mas uma série de outros itens:

a) A intenção em se destruir uma pessoa, mesmo que não se consiga;
b) Aborto em qualquer situação; O suicídio; Quando se omite ajuda a alguém; Provocar guerra;
c) A eutanásia voluntária (prática segundo a qual se abrevia o sofrimento de um doente portador de enfermidade incurável tirando-lhe a vida de maneira indolor);

6 - Não pecar contra a castidade
Ao criar o ser humano o Senhor dá, ao homem e à mulher, de maneira igual, a dignidade pessoal. Cada um deve reconhecer e aceitar sua identidade sexual. Jesus, Maria e José são modelos perfeitos de castidade e devem ser imitados. Ser casto consiste em integrar a sexualidade na pessoa.

O uso de roupas provocantes com a intenção de se chamar a atenção de alguém do sexo oposto leva a pessoa a cometer este pecado. Há ainda, dentro deste mesmo pecado, coisas como a masturbação, a fornicação (sexo antes do casamento religioso), a pornografia (exibição pública dos atos sexuais), a prostituição, o estupro e a homossexualidade.

7 - Não roubar
Apropriar-se do que não é seu; Este mandamento proíbe a retenção indevida dos bens alheios ou a lesão do próximo com relação a eles, seja como for.

Vale a pena lembrar que a ajuda aos pobres é uma grande virtude. Portanto, uma pessoa avarenta (mão-de-vaca) "não entrará no Reino de Deus", diz o Apóstolo com todas as letras em 1Cor 6,10. O nosso trabalho também é para que possamos partilhar nossos lucros com aqueles que não têm condições. É necessário que o fiel arrependido restitua o valor ou a mercadoria roubada.

8 - Não levantar falso testemunho
Este mandamento proíbe coisas como:
a) Falso testemunho e perjúrio (jurar falso, falar inverdades);
b) Respeito à reutação das pessoas (não revelar coisas que causem o prejuízo dos outros)  Isto inclui admitir como verdadeiro, mesmo em silêncio, um defeito moral do próximo.
c) Calúnia (propagação de inverdades a respeito de uma pessoa ao ponto que a outras pessoas passem também a ter falsos julgamento a respeito dela)
d) Mentira (dizer o que é falso com a intenção de enganar);

9 - Não desejar a mulher do próximo
Não desejar a mulher do próximo: Este pecado pode ser evitado ou corrigido através da purificação do coração. Isso se faz com a oração, a prática da castidade e da pureza da intenção e do olhar.

Da mesma forma, não sejam as mulheres casadas ou solteiras causa de desejo aos homens. Vistam-se e comportem-se de maneira apropriada pois o pudor preserva a intimidade da pessoa. Não se deve mostrar aquilo que deve ficar escondido. Este mandamento menciona qualquer desejo por outra mulher, principalmente a do próximo, ainda que seja apenas com um olhar.

10 - Não cobiçar as coisas alheias 
4 Sermão da Montanha - Mt.5,1–12 Este mandamento exige banir a inveja do coração humano. Designa o desejo pelas coisas dos outros. Não é pecado desejar obter as coisas que pertencem aos outros através de uma maneira justa.

A inveja é um vício capital (gera outros vícios) e é, segundo Santo Agostinho, "o pecado diabólico por excelência.  Dela vêm o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria à desgraça alheia, e o desprazer com a prosperidade dos outros.

O desapego aos bens materiais é necessário para entrar no Reino dos Céus.