37º Dias de encontro "Jovem na igreja é ser Santo"

Jovem na igreja é ser Santo

Às vezes tentam nos mostrar que viver a juventude dentro da Igreja é algo incompatível, impossível, pois o tempo da juventude é para se "CURTIR A VIDA".

Será que um jovem não consegue ser jovem se estiver inserido na Igreja?
Muitos criticam a Igreja por não conhecê-la. Por não compreender
Possível, dizer que: "LUGAR DE JOVEM É NA IGREJA"
É bom ser jovem! É bom ser um jovem católico! Juventude santa que se prostra na presença do Senhor!

JOVEM NO DIA DE HOJE
Atualmente, os jovens de uma forma geral conhecem a Internet; sabem as músicas da parada de sucesso; as gírias do momento; as roupas que estão na moda; os artistas que estão em alta. Isso reflete a era da tecnologia, aspectos tão presentes no nosso cotidiano e que nos ordenam cada vez mais conhecimento atualizado e nos implicam em uma rotina de inúmeras exigências para sermos pessoas “ideais”; mas ideais segundo quem?

Infelizmente muitos jovens não sabem nem porque se submetem a certos imperativos do mercado; e o pior, não sabem nem distinguir suas verdadeiras preferências pessoais e se pedirmos para falarem de si ou dizerem quem são. Os jovens se encontram tão imbuídos na realidade imposta, acreditam e gostam; do que lhes é apresentado como bom, agradável, correto.

Ou seja, conhecem o mundo de fora, mas sabem muito pouco de si, não conhecem o mundo de dentro. É comum entre os jovens a dificuldade de expressão dos seus sentimentos, de dizerem o que se passa dentro deles. O dia ‘corre’ muito rápido, são muitos afazeres: escola, faculdade, família, televisão, computador; tudo isso faz com que não se tenha oportunidade para parar e encontrar as verdades existentes dentro de si

VERDADEIRO AMIGO
As pessoas não gastam mais tempo com os outros, porque consideram ‘perca de tempo’. As relações interpessoais são hoje, na sua maioria, vazias e artificiais. Perde-se muito ao não conviver com as pessoas, que se expressa e se diz nos relacionamentos onde há caridade e doação de si, algumas dentre as características de uma amizade verdadeira.

Há um princípio fundamental em qualquer amizade: ela deve nos fazer crescer. Como uma árvore boa é podada para poder dar frutos bons, assim também, durante a caminhada de crescimento e de amadurecimento, o ser humano precisa de algumas boas “podas”. Passar por esse processo não é fácil e, muitas vezes, nem aceitamos que qualquer um nos pode. Por isso Deus coloca algumas pessoas especiais em nossas vidas não só com a oportunidade, mas com a missão de nos corrigir para nos fazer crescer.

Existem situações de nossa vida nas quais, muitas vezes, só o amigo é capaz de nos corrigir. A intimidade que uma amizade gera entre duas pessoas produz um conhecimento tão profundo da alma do amigo que nos permite saber a forma e quando corrigi-lo.

Por causa da abertura de alma que há numa amizade um amigo é capaz de chegar aonde ninguém consegue. Ele é capaz de atingir e tocar nos pontos mais delicados de nossa história, de nossa vida, com toda a maestria que só o amor é capaz de suscitar. São feridas nas quais ninguém havia tocado, mas que somente um amigo é capaz de tocá-las e curá-las com seu amor.

Um bom amigo é como um bisturi nas mãos de Deus, capaz de rasgar a nossa alma para que todas as mazelas sejam expelidas e o coração possa ser curado. Esse processo é muito doloroso no início; não é fácil aceitar a correção e escutar tantas verdades da boca de alguém. Muitas vezes, isso fere, machuca e realmente arranca pedaços, mas, logo depois, o bálsamo do amor do amigo é derramado, consolando, aliviando e cicatrizando as nossas feridas. Alguém precisa fazer o serviço, por isso Deus usa dos nossos amigos. Ele sempre se utiliza de alguém para agir em nossa vida, suscitando a pessoa certa para que, através do amor concreto, toque na ferida e cure o nosso coração

A vida desregrada é marcada por alguns momentos de alegria e plena em tristeza, agora a vida em busca da santidade é marcada por alguns momentos de sofrimento mas plena em alegria. Os dez mandamentos não são algumas regras com sentido de nos obrigar a fazer algo e sim um caminho a ser trilhado em busca da sobriedade e da felicidade. Ser santo não é só aquele que vive trancado em mosteiros e sim aquele q modifica para melhor o lugar em que vive, já dizia nosso saudoso Santo João Paulo II, necessitamos de santos que usem calças jeans, bebam coca-cola, escutem música, estudem muito, santos que joguem futebol, andem de skate e amem ser jovens acima de tudo.

Santo? Eu?. Talvez ao ler o tema você tenha pensado isso. Se não pensou, e principalmente se pensou.

Mas... O que é ser santo para Você?
Se passou na sua cabeça a imagem de uma pessoa “quietinha”, que não incomoda ninguém, que faz tudo “certinho” ou, resumindo, daquele “jovem santinho” que conhece, pode esquecer tudo isso. É exatamente o contrário!

Ser jovem é não ter medo de se entregar aos sonhos, é ser alegre, é encarar desafios que aparecem na vida. É justamente na juventude que nós vivemos momentos de muita confusão e ao mesmo tempo temos de saber tomar escolhas certas. Temos de decidir sobre nossa profissão, estudar muito, lidar com as emoções do coração, aprender com nossos erros. Queremos tomar as nossas escolhas e ao mesmo tempo devemos obedecer aos nossos pais.

Na nossa vida muitos desafios nos são colocados. Desafio de ser o jovem mais atraente, mais popular, mais sexy, mais moderno, mais inteligente. Ou desafios de experimentar drogas, “beber, cair e levantar..”, “namorar pelado”... Você já deve ter se deparado com algum desses desafios. Se aceitou algum deles, deve ter ficado alegre, mas como foi depois? Se gostou, provavelmente buscou mais e mais... Mas quando ficou sozinho talvez teve a sensação de que ainda faltasse algo que o satisfizesse completamente, não é?

É por isso que hoje vemos muitos jovens que sorriem mas na verdade vivem um vazio enorme por dentro, jovens carentes, inseguros, que não conseguem livrar-se de vícios, jovens que mudam constantemente sua aparência mas sempre enjoam dela, jovens que não se aceitam como são

Se você quer ser um jovem verdadeiramente feliz, aceite esse desafio: seja um jovem santo! Quer saber o que isso significa? Jovem santo é saber que sua felicidade está em Deus e só nele sua alma é completamente feliz, que Você não precisa buscar ser o melhor em nada, porque Deus ama você desta forma, com esse corpo, com esse cabelo, com esses olhos, com sua personalidade e até com seus defeitos. Ser um jovem santo é viver por amor, ou seja, ser companheiro de seus amigos, divertir-se com eles sem precisar se drogar, ficar... Ser jovem santo é amar e respeitar seus pais e irmãos, é estudar de verdade para ser um bom profissional, é buscar viver na pureza e na castidade, é querer o bem de seu namorado, sua namorada. Ser jovem santo é ser sincero consigo mesmo, assumir suas fraquezas e limitações, mas buscar a vontade Deus, aquele que te conhece profundamente e é apaixonado por você!


Te desafio a ser santo. Topa?
Ser santo sem deixar de ser jovem! E pra provar que é possível temos muitos exemplos de pessoas que começaram este projeto de santidade ainda na juventude e se transformaram em santos de altares.
Acredito que uma nova “tribo” precisa se levantar. A tribo dos jovens que não querem a vida igual a tudo que se vê, tribo de jovens que optam pela santidade. Santos de Calça Jeans!
Vamos juntos formar uma geração de jovens que buscam acima de tudo a santidade de Deus?