32º Dias de encontro "Igreja Apostólica e Romana"

Igreja Católica Biblicamente.


       A primeira heresia é perguntar onde está escrita na Bíblia; até porque a própria Bíblia diz não conter tudo escrito e a Bíblia diz que a coluna que sustenta a verdade é a Igreja e não a Bíblia (I Timóteo 3-15), também porque foi à igreja quem edificou a Bíblia e não a Bíblia quem edificou a Igreja, no caso a Bíblia sim tem que estar totalmente de acordo com os ensinamentos da Santa Igreja que foi o seu criador, já a Igreja não tem a necessidade de se submeter apenas ao que está escrito na Bíblia.

Como podemos encontrar o nome da única Igreja de Jesus Cristo na Bíblia?

1º.    O porquê se chama Igreja Católica?

Add caption
       Porque era o nome dado pelos Apostolo a união Apostólica segundo a sua fé universal em Jesus Cristo Nosso Senhor, em (Hebreus 12-23) ele chama a Igreja de (Assembléia Universal) para os protestantes que não sabem os significados das palavras, assembléia universal e o mesmo que Igreja Católica.

Hebreus 12 -23
Assembléia significa = Igreja
Universal significa = Católica
Ou seja, Católica significa universal

Deus disse-lhe: (Gênesis 35,11)

Assembléia é o povo de Deus, nós somos a igreja

2º.    O porquê ser chamada Apostólica?
       Em Efésios São Paulo explica que a Igreja onde Jesus Cristo edifica sobre os fundamentos dos Apóstolos.

Efésios 2,19- 22.
       A Bíblia ensina que Nosso Senhor Jesus Cristo, deu o governo da Igreja aos Santos Apóstolos: (Lc 10, 16).  Aqui vemos o testemunho da autoridade dos apóstolos sobre toda a Igreja dada pelo próprio Cristo.
       A Bíblia dá testemunho de que os apóstolos claramente escolheram sucessores que, por sua vez, possuíram a mesma autoridade de ligar e desligar.
1Cor 3,21-22; 4,1
       É exatamente através da sucessão apostólica, que podemos identificar onde está a Igreja de Cristo.

3º.    O porquê a Igreja Católica Apostólica é chamada de Romana?

       Os protestantes querem pegar os Católicos e tentar deixá-los sem respostas com argumentos chulos como: (a Igreja de Cristo nasceu em Jerusalém e não em Roma) ou argumentos como: (Jesus era judeu e não Romano), mas a Bíblia que por sinal é a única fonte de fé deles afirma claramente que o reino de Deus foi retirado de Jerusalém e dado aos Romanos para que Roma produzisse frutos desse Reino.

Aqui São Paulo explica que o reino foi dado aos Romanos: 
Romanos 11 - 17.

 São Pedro pregou em Roma
       Foi o primeiro Papa Mt 16,18
       Pedro foi para a glória que lhe era devida; e foi em razão da inveja e da discórdia que Paulo mostrou o preço da paciência: depois de ter ensinado a justiça ao mundo inteiro e ter atingido os confins do Ocidente, deu testemunho perante aqueles que governavam e, desta forma, deixou o mundo e foi para o lugar santo.

       "Assim, Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja."

       "Quando Nero viu consolidado seu poder, começou a empreender ações ímpias e muniu-se contra o culto do Deus do universo. [...] Foi também ele, o primeiro de todos os figadais inimigos de Deus, que teve a presunção de matar os apóstolos. Com efeito, conta-se que sob seu reinado Paulo foi decapitado em Roma. E ali igualmente Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, conforme ele mesmo desejara sofrer." (Jo 21,18-19; 2Pd 1,14).


 Cristo fundou uma só Igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana.
 Colocou seu fundamento sobre Pedro (Mt 16,18)
 Garantiu esta Igreja (Mt 16,19),
 E confiou a ela a sua Doutrina e prometeu a Sua assistência Divina (Mt 28,20)

A Fundação da Igreja
MT. 16,18
        O apóstolo Pedro é um personagem interessante descrito nos evangelhos. Ele parece ter sido uma pessoa apaixonada, talvez até impetuosa (Jo 13:6-10; MT 16,22-23).
       Na noite da traição, Pedro afirmou firmemente a sua lealdade para com Jesus, porém poucas horas depois ele negou três vezes, até usando linguagem forte neste processo (MT 26,33-35,69-75).
       Em Mateus 16,19, Jesus prometeu dar a Pedro as chaves do reino, sugerindo que o céu respeitaria qualquer coisa que o apóstolo ligasse ou desligasse. A Igreja Católica alega que esta passagem mostra a superioridade de Pedro, mas esta mesma promessa foi dada por Jesus a todos os apóstolos em Mateus 18,18


O Sacerdote
       O Concílio Vaticano II diz que o padre age "in persona Christ", isto é, em lugar da pessoa de Jesus. O padre é presbítero e profeta. Como sacerdote, administra os sacramentos, preside o culto divino e cuida da santificação da comunidade, como profeta, anuncia o Reino de Deus e denuncia as injustiças e tudo o que é contra o Reino; como presbítero, o padre administra e governa a Igreja.

Porque ir à Igreja?
       O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez à Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.
       A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeu nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus" (Gl 3,28).