13º Dia do encontro "Parábola do Rico e Lázaro" 17/09/2011

O que é Parábola
Jesus utiliza-se das parábolas para transmitir ensinamentos profundos. A despeito disso, a maioria delas sempre é marcada pela simplicidade e brevidade. Poucas delas são longas.

As parábolas de Jesus são sempre tiradas da realidade do mundo cultural e social em que ele vivia, contadas com o propósito de transmitir verdades espirituais.

Essa são parábolas mais conhecida:
O Bom Samaritano (Lc 10.29-37)
A ovelha perdida (Lc 15.1-7)
A moeda perdida (Lc 15.8ss)
O filho pródigo (Lc 15.11-32)
O administrador infiel (Lc 16.1-9)
O rico e o Lázaro (Lc 16. 19-31)Os talentos (Lc 19.11-27)
As dez virgens (Lc 12.35-38; 13.25-28) 

 Parábola do Rico e Lázaro.
Lucas, 16,19
Os ricos dificilmente se salvarão, de acordo com o próprio Jesus em Mc, 10.25, ficam apegados ao seu dinheiro que concede luxo, luxúria e outras regalias, se esquecem de Deus e da caridade da divisão de seus bens, conforme o Evangelho de Mc10,21. E é exatamente por amarem mais ao dinheiro que ao Criador.

No Evangelho por inteiro, não há um só exemplo pelas “almas penadas”, Portanto, por essa Parábola Jesus descarta a comunicação entre vivos e mortos, pois não há homem algum na Terra que possa se comunicar com mortos.

Satanás pode fazer crer isso, e tem agido de forma que acreditem nisso, pois como nos revela a Bíblia, a sua glória foi tirada, mas não o seu poder. A Bíblia ainda nos revela que ele ainda é o anjo de luz, e pode realizar os prodígios que lhe forem permitidos realizar. Portanto, fugi de todas as manifestações, tal como as da mediunidade espírita, das tais aparições de santos e santas e por aí afora,

Por este mesmo preceito acima, Jesus revela, também, que os mortos estão dormindo. Conforme está claro em I Coríntios, 15.51; em Tessalonicenses, 4.15; em João, 1.11 e em João, 6.40.

Por esse mesmo preceito, Jesus nos revela que cada um responderá, de acordo com as suas livres escolha  de vida. Por esta parábola, Jesus avisa, novamente, que a riqueza material e o Céu são coisas opostas. Quem vive a riqueza sem reparti-la, com os que necessitam, não terão parte com Deus, e sim com Satanás e seus demônios, como está bem claro em Mt 19,23. já fizeram as sua escolha entre o a Porta Estreita de Jesus, o Caminho Apertado e a Estrada Alegre e Festiva de Satanás.

Desde então, durante o curto espaço de tempo em que estamos "vivos", temos que sofrer as conseqüências do "ato de Adão". Temos as doenças, as tragédias, as calamidades, a morte de entes queridos – todas armas de Satanás, o grande acusador – etc. E, não seria então um pouco injusto, uns serem "levados" antes que outros o fossem, isto é, ficarmos aqui mais um pouco, enquanto outros já estão vivendo com Cristo (ou no "inferno")?

Ao descrever a parábola do rico e Lázaro, “Cristo desejava que Seus ouvintes compreendessem a impossibilidade de o homem assegurar a salvação da alma depois da morte”.

Mostrando assim... “a completa falta de esperança em aguardar uma segunda oportunidade. Esta vida é o único tempo dado ao homem para preparar-se para a eternidade”.