34º Dias de encontro "Dons do Espírito Santo"


Pentecostes é a festa do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. A terceira Pessoa da Santíssima Trindade se manifesta aos fiéis por meio dos dons carismáticos e dos dons de santificação.

O que são Dons de Santificação? Na primeira dimensão voltada para dentro é a dimensão da nossa santificação, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus.

O que são Dons Carismáticos? Deus nos concede então os dons carismáticos, que não são necessariamente para nós, mas para os outros, por exemplo,o dom da sabedoria que não é a sabedoria para alimentar a nós, mas para alimentar os outros



Veja a explicação no encontro anterior
http://minhacrisma.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-no-proposito-de-deus-o.html

Dons carismáticos

Dom da fé: Fé é o dom que recebemos no batismo. Não é fé intelectual: "Eu acredito que Jesus pode curar", de tal maneira esta convencida do poder curador do senhor, que a fé me leva a ser instrumento de Ele. Tudo isso depende de esta no Espírito Santo e permanecermos Nele.

Dom da interpretação: No dom de línguas se apresentam o “orar em línguas”. O orar em línguas é pessoal e voltado para Deus. Só o Senhor entende essa oração e, ela não é interpretada. Então, Deus concede, a alguém presente, o dom de interpretar. Pode ser que Deus conceda o dom da interpretação à mesma pessoa que trouxe a mensagem em línguas. Pode ser também dê a mensagem em línguas a uma pessoa. Podemos perceber que não se trata de tradução, mas de interpretação. Ninguém é capaz de traduzir o falar em línguas, mas é possível interpretá-lo. 

Dom da profecia: A palavra de profecia vem dessa maneira, em primeira pessoa. Na verdade, não somos nós que estamos falando. É o próprio Deus falando à assembleia. A palavra de profecia não é um empréstimo de uma frase da Bíblia. Tampouco é repetir o que nos vem na cabeça. Quando estamos num ambiente de oração, oramos, cantamos em línguas; podem vir à nossa mente palavras da Bíblia, o que é ótimo, pode vir até palavras na primeira pessoa, como: "Eu sou a Luz do mundo! Eu sou o Bom Pastor!" Ótimo. Deixe palavras como estas brotarem em você, acolha-as; é Deus quem as inspira. Mas profetizar não é repetir frases bíblicas; é muito mais que isso.

Dom da cura: O dom da cura e o dom da fé estão ligados porque acreditamos e oramos pelas pessoas, como Jesus mandou. Tudo se faz em oração, pois é ela que leva à cura. Os apóstolos viam Jesus fazendo constantemente isso. Quando Ele chegou à casa de Pedro, viu que a sogra desse apóstolo estava doente, com uma febre altíssima. Cristo orou por ela, orou com expectativa, e a cura aconteceu. Era assim constantemente, e os apóstolos aprenderam. Quando foram mandados dois a dois para pregar e curar em nome d'Ele, ao voltarem contaram às maravilhas que o Senhor realizara.

Dom de línguas: Em pentecostes, os discípulos, junto com Maria, ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a orar, a louvar, a cantar numa língua nova, a língua do Espírito. Alguns interpretaram o acontecimento e disseram: Eles louvam a Deus, estão cantando as glórias de Deus, e nós estamos entendendo com o coração. Outros dizendo que os discípulos estavam bêbados. Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração. Ela é a comunicação entre o Pai e o Filho. A beleza da intimidade que acontece dentro da Trindade é feita pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é oração.

Dom de milagres: Ligado à cura está o dom dos milagres. Certas curas são verdadeiros milagres: acontecem imediatamente de maneira extraordinária. O processo de cura é demorado, mas o milagre é imediato. Além da cura, Deus pode fazer milagres em nossa vida. Os santos de que fala o Evangelho foram homens repletos do Espírito, banhados em fé, em suas vidas, por isso milagres aconteceram com eles. A fé está sendo suscitada, e quando temos um povo que acredita que creem na força do Espírito, os milagres de Deus começam a acontecer no meio de nós

Dom do discernimento: 
Ajuda-nos, a distinguir o certo do errado, orientando nossas vidas na fé. O Senhor tem para nós esse grande dom, esse precioso dom, que é o discernimento dos espíritos. Precisamos caminhar e amadurecer e o que nos torna maduros é a perseverança, a oração, a Palavra de Deus e a docilidade. E com a maturidade vem também o discernimento dos espíritos. É preciso caminhar, progredir e perseverar nos grupos de oração, na Palavra de Deus, na docilidade e no trabalho do Senhor. Temos de ser cuidadosos quanto a isso: pois em nosso espírito humano se misturam o orgulho, a vaidade, o ciúme, a inveja, rivalidades e competições com os outros.

Palavra de ciência: Palavra de profecia surge espontaneamente, especialmente depois da oração, do canto em línguas e do silêncio, esse é um momento Deus nos dar a palavra de ciência. Sua função é indicar algo que o Senhor quer fazer. Às vezes você está orando por alguém, e lhe sobrevém uma palavra, uma imagem. E, no momento em que você apresenta essa imagem, ela funciona como uma chave de interpretação. A palavra de ciência vem a nós, ressoa no nosso interior, como imagem que vem à nossa mente. Deus envia a palavra de ciência necessária, a palavra de conhecimento de que uma pessoa precisa, para podermos ajudá-la a sair do problema.

Palavra de sabedoria: Sabedoria e ciência caminham juntas, como dois remos, para conduzir o povo de Deus. É a coisa mais simples do mundo e beneficia não a nós mesmos, mas ao outro. Somos apenas o fio condutor, não nos esqueçamos disso. Às vezes, nem sabemos que aquilo que dissemos ao outro foi uma palavra de sabedoria; nem percebemos que atingiu o outro, que tocou, transformou, tirou da dúvida, tirou da opressão, da desorientação. Esse dom da sabedoria, o Senhor não o quer apenas para alguns pregadores, estudiosos, mas para todos: para o pai, a mãe, o operário, o jovem...

Dons de santificação 
Dom da fortaleza: O dom da fortaleza, também chamado "dom da coragem", imprime em nossa alma um impulso que nos permite suportar as maiores dificuldades e tribulações, e realizar, se necessário, atos sobrenaturalmente heroicos. No interior da sua casa, no dia a dia de sua vida. Veja bem que heroísmo imenso é o de uma mãe que suporta o vício do álcool do marido ou do filho! Às vezes por 10, 20, 40 anos enfrenta aquela dor, aquele sofrimento, por amor a Deus, por doação e caridade. Essa mãe tem o dom da fortaleza, dom este que não é só os grandes confessores da fé. É para cada um de nós.

Dom da piedade: O dom da piedade é inclina o cristão à oração, ao louvor, à adoração, leva o cristão a sentir gosto pela oração, sentir desejo e gosto de estar com Deus, gosto em rezar e em falar com Deus através da oração, faz com que a pessoa não se canse de rezar e se sinta bem a rezar.

Dom da sabedoria: é o dom dado pelo Espírito Santo para saborear, experimentar a Deus, como Ele é bom em si mesmo, e em todas as suas criaturas. Provai e vede como o Senhor é bom!' - Tendo experimentado a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo; passamos a gostar, aprender e amar a tudo o que vem de Deus, a tudo o que pertence a Deus.

Dom do conhecimento: A fim de resistir a tais sutis tentações e curar as consequências perniciosas para as quais elas podem nos conduzir, o Espírito Santo socorre as pessoas com o dom do Conhecimento. É este o dom que os ajudam a estimar as coisas corretamente na essencial confiança no Criador, que o conduz a perceber com remorso a sua miséria a voltar com maior impulso e confiança a ele que só pode satisfazer a necessidade do infinito de aproximar.

Dom do conselho: O dom do conselho, também chamado "dom da prudência", nos faz saber pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias da vida. É um dom de santificação que nos faz viver sob a orientação do Espírito Santo. O dom do conselho nos orienta instantaneamente de forma perfeita. Por ele, o Espírito Santo nos fala ao coração e nos faz compreender o que devemos fazer. Agimos sem timidez ou incerteza. Pelo dom do conselho, falamos ou agimos com toda confiança, com a audácia dos santos.

Dom do entendimento: O dom do entendimento, também chamado "dom da inteligência" ou "dom do discernimento" (diferente do discernimento dos espíritos), nos dá uma compreensão profunda. Por exemplo, crer em Jesus vivo e real nas espécies eucarísticas, o pão e o vinho. O dom do Entendimento é a comunicação que o Espírito Santo nos faz de Sua capacidade de penetrar e conhecer “a fundo”, pela qual, “entendemos e penetramos” conhecendo-as no íntimo e no profundo.

Dom do temor a Deus: O temor de Deus é um dom do Espírito Santo que nos inclina ao respeito filial ao Pai e nos afasta do pecado. O temor servil é principalmente o medo de ser castigado por Deus, de ir para o inferno. Esse temor é gerado pela ideia de um Deus que nos vigia constantemente, pronto a nos castigar pelas nossas faltas. E isso nos inquieta, agita, deprime. O temor servil pode afastar-nos do pecado, mas é um temor imperfeito, porque não se baseia no amor de Deus.



Dinâmica
Objetivo: conhecimentos do seu próprios dons
Material: 20 papeis vermelho de formato de coração e durex


Cada um pegue um coração e escreve qual eles acham que tem esse dons, e cole na parede; depois da explicação do tema Dons do Espirito Santos, cada um pegue de volta o seu coração e reescreve os dons que realmente tem e guarda pra si mesmo






Esteve presente no encontros