Pentecostes é a festa do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja. A terceira Pessoa da Santíssima Trindade se manifesta aos fiéis por meio dos dons carismáticos e dos dons de santificação.
O que são Dons de Santificação? Na primeira dimensão voltada para dentro é a dimensão da nossa santificação, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus. 
O que são Dons Carismáticos? Deus nos concede então os dons carismáticos, que não são necessariamente para nós, mas para os outros, por exemplo,o dom da sabedoria que não é a sabedoria para alimentar a nós, mas para alimentar os outros
Veja a explicação no encontro anterior
http://minhacrisma.blogspot.com.br/2012/05/o-espirito-santo-no-proposito-de-deus-o.html
Dons carismáticos
Dom de milagres: Ligado
à cura está o dom dos milagres. Certas curas são verdadeiros milagres:
acontecem imediatamente de maneira extraordinária. O processo de cura é
demorado, mas o milagre é imediato. Além da
cura, Deus pode fazer milagres em nossa vida. Os santos de que fala o Evangelho
foram homens repletos do Espírito, banhados em fé, em suas vidas, por isso
milagres aconteceram com eles. A fé está sendo suscitada, e quando temos um
povo que acredita que creem na força do Espírito, os milagres de Deus começam a
acontecer no meio de nósDom do discernimento: Ajuda-nos, a distinguir o certo do errado, orientando nossas vidas na fé. O Senhor tem para nós esse grande dom, esse precioso dom, que é o discernimento dos espíritos. Precisamos caminhar e amadurecer e o que nos torna maduros é a perseverança, a oração, a Palavra de Deus e a docilidade. E com a maturidade vem também o discernimento dos espíritos. É preciso caminhar, progredir e perseverar nos grupos de oração, na Palavra de Deus, na docilidade e no trabalho do Senhor. Temos de ser cuidadosos quanto a isso: pois em nosso espírito humano se misturam o orgulho, a vaidade, o ciúme, a inveja, rivalidades e competições com os outros.
Dom da piedade: O dom da piedade é inclina o cristão à oração, ao louvor, à adoração, leva o cristão a sentir gosto pela oração, sentir desejo e gosto de estar com Deus, gosto em rezar e em falar com Deus através da oração, faz com que a pessoa não se canse de rezar e se sinta bem a rezar.
Dom da sabedoria: é o dom dado pelo Espírito Santo para saborear, experimentar a Deus, como Ele é bom em si mesmo, e em todas as suas criaturas. Provai e vede como o Senhor é bom!' - Tendo experimentado a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo; passamos a gostar, aprender e amar a tudo o que vem de Deus, a tudo o que pertence a Deus.
Dom do conhecimento: A fim de resistir a tais sutis tentações e curar as consequências perniciosas para as quais elas podem nos conduzir, o Espírito Santo socorre as pessoas com o dom do Conhecimento. É este o dom que os ajudam a estimar as coisas corretamente na essencial confiança no Criador, que o conduz a perceber com remorso a sua miséria a voltar com maior impulso e confiança a ele que só pode satisfazer a necessidade do infinito de aproximar.
Dom do conselho: O dom do conselho, também chamado "dom da prudência", nos faz saber pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias da vida. É um dom de santificação que nos faz viver sob a orientação do Espírito Santo. O dom do conselho nos orienta instantaneamente de forma perfeita. Por ele, o Espírito Santo nos fala ao coração e nos faz compreender o que devemos fazer. Agimos sem timidez ou incerteza. Pelo dom do conselho, falamos ou agimos com toda confiança, com a audácia dos santos.
Dom do entendimento: O dom do entendimento, também chamado "dom da inteligência" ou "dom do discernimento" (diferente do discernimento dos espíritos), nos dá uma compreensão profunda. Por exemplo, crer em Jesus vivo e real nas espécies eucarísticas, o pão e o vinho. O dom do Entendimento é a comunicação que o Espírito Santo nos faz de Sua capacidade de penetrar e conhecer “a fundo”, pela qual, “entendemos e penetramos” conhecendo-as no íntimo e no profundo.
Dom do temor a Deus: O temor de Deus é um dom do Espírito Santo que nos inclina ao respeito filial ao Pai e nos afasta do pecado. O temor servil é principalmente o medo de ser castigado por Deus, de ir para o inferno. Esse temor é gerado pela ideia de um Deus que nos vigia constantemente, pronto a nos castigar pelas nossas faltas. E isso nos inquieta, agita, deprime. O temor servil pode afastar-nos do pecado, mas é um temor imperfeito, porque não se baseia no amor de Deus.
Dinâmica
Objetivo: conhecimentos do seu próprios dons
Material: 20 papeis vermelho de formato de coração e durex
Cada um pegue um coração e escreve qual eles acham que tem esse dons, e cole na parede; depois da explicação do tema Dons do Espirito Santos, cada um pegue de volta o seu coração e reescreve os dons que realmente tem e guarda pra si mesmo


