32º Dias de encontro "Igreja Apostólica e Romana"

Igreja Católica Biblicamente.


       A primeira heresia é perguntar onde está escrita na Bíblia; até porque a própria Bíblia diz não conter tudo escrito e a Bíblia diz que a coluna que sustenta a verdade é a Igreja e não a Bíblia (I Timóteo 3-15), também porque foi à igreja quem edificou a Bíblia e não a Bíblia quem edificou a Igreja, no caso a Bíblia sim tem que estar totalmente de acordo com os ensinamentos da Santa Igreja que foi o seu criador, já a Igreja não tem a necessidade de se submeter apenas ao que está escrito na Bíblia.

Como podemos encontrar o nome da única Igreja de Jesus Cristo na Bíblia?

1º.    O porquê se chama Igreja Católica?

Add caption
       Porque era o nome dado pelos Apostolo a união Apostólica segundo a sua fé universal em Jesus Cristo Nosso Senhor, em (Hebreus 12-23) ele chama a Igreja de (Assembléia Universal) para os protestantes que não sabem os significados das palavras, assembléia universal e o mesmo que Igreja Católica.

Hebreus 12 -23
Assembléia significa = Igreja
Universal significa = Católica
Ou seja, Católica significa universal

Deus disse-lhe: (Gênesis 35,11)

Assembléia é o povo de Deus, nós somos a igreja

2º.    O porquê ser chamada Apostólica?
       Em Efésios São Paulo explica que a Igreja onde Jesus Cristo edifica sobre os fundamentos dos Apóstolos.

Efésios 2,19- 22.
       A Bíblia ensina que Nosso Senhor Jesus Cristo, deu o governo da Igreja aos Santos Apóstolos: (Lc 10, 16).  Aqui vemos o testemunho da autoridade dos apóstolos sobre toda a Igreja dada pelo próprio Cristo.
       A Bíblia dá testemunho de que os apóstolos claramente escolheram sucessores que, por sua vez, possuíram a mesma autoridade de ligar e desligar.
1Cor 3,21-22; 4,1
       É exatamente através da sucessão apostólica, que podemos identificar onde está a Igreja de Cristo.

3º.    O porquê a Igreja Católica Apostólica é chamada de Romana?

       Os protestantes querem pegar os Católicos e tentar deixá-los sem respostas com argumentos chulos como: (a Igreja de Cristo nasceu em Jerusalém e não em Roma) ou argumentos como: (Jesus era judeu e não Romano), mas a Bíblia que por sinal é a única fonte de fé deles afirma claramente que o reino de Deus foi retirado de Jerusalém e dado aos Romanos para que Roma produzisse frutos desse Reino.

Aqui São Paulo explica que o reino foi dado aos Romanos: 
Romanos 11 - 17.

 São Pedro pregou em Roma
       Foi o primeiro Papa Mt 16,18
       Pedro foi para a glória que lhe era devida; e foi em razão da inveja e da discórdia que Paulo mostrou o preço da paciência: depois de ter ensinado a justiça ao mundo inteiro e ter atingido os confins do Ocidente, deu testemunho perante aqueles que governavam e, desta forma, deixou o mundo e foi para o lugar santo.

       "Assim, Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja."

       "Quando Nero viu consolidado seu poder, começou a empreender ações ímpias e muniu-se contra o culto do Deus do universo. [...] Foi também ele, o primeiro de todos os figadais inimigos de Deus, que teve a presunção de matar os apóstolos. Com efeito, conta-se que sob seu reinado Paulo foi decapitado em Roma. E ali igualmente Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, conforme ele mesmo desejara sofrer." (Jo 21,18-19; 2Pd 1,14).


 Cristo fundou uma só Igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana.
 Colocou seu fundamento sobre Pedro (Mt 16,18)
 Garantiu esta Igreja (Mt 16,19),
 E confiou a ela a sua Doutrina e prometeu a Sua assistência Divina (Mt 28,20)

A Fundação da Igreja
MT. 16,18
        O apóstolo Pedro é um personagem interessante descrito nos evangelhos. Ele parece ter sido uma pessoa apaixonada, talvez até impetuosa (Jo 13:6-10; MT 16,22-23).
       Na noite da traição, Pedro afirmou firmemente a sua lealdade para com Jesus, porém poucas horas depois ele negou três vezes, até usando linguagem forte neste processo (MT 26,33-35,69-75).
       Em Mateus 16,19, Jesus prometeu dar a Pedro as chaves do reino, sugerindo que o céu respeitaria qualquer coisa que o apóstolo ligasse ou desligasse. A Igreja Católica alega que esta passagem mostra a superioridade de Pedro, mas esta mesma promessa foi dada por Jesus a todos os apóstolos em Mateus 18,18


O Sacerdote
       O Concílio Vaticano II diz que o padre age "in persona Christ", isto é, em lugar da pessoa de Jesus. O padre é presbítero e profeta. Como sacerdote, administra os sacramentos, preside o culto divino e cuida da santificação da comunidade, como profeta, anuncia o Reino de Deus e denuncia as injustiças e tudo o que é contra o Reino; como presbítero, o padre administra e governa a Igreja.

Porque ir à Igreja?
       O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez à Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.
       A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeu nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus" (Gl 3,28).

31º Dias de encontro "Reunião de Pais"

CONTEÚDO DA REUNIÃO DE PAIS

Cronograma especial, com temas direcionados à formação dos seus filhos, que aqui são chamados de CRISMANDOS, visando prepará-los para o recebimento do Sacramento da Crisma. A formação acontece todos os sábados

Para que possamos conviver mais num ambiente de muito respeito e harmonia, preparamos este manual contendo algumas orientações que serão fundamentais na vivencia do dia-a-dia com os crismando (seus filhos):

1)     PONTUALIDADE: Nos dias determinados para a formação os crismando deverão está presentes no local às 13:00hs, com tolerância de 5minutos.
2)     VESTIMENTAS: Não será permitido o uso de micro-saias, shorts, bermudas, tops, com a finalidade de evitar constrangimentos dentro das salas e nos momentos de formação.
-Para o dia da Celebração da Crisma o crismando deverá vestir calça jeans, a camisa será fornecida pela pastoral, pois já está incluída no valor que será cobrado.
3)     BÍBLIA: Todos os crismando deverão providenciar uma bíblia para levá-la nos momentos de formação e leituras diárias em casa e em família.
4)     FREQÜÊNCIA: Só será permitido um total de 05 (cinco) faltas, devendo o crismando apresentar um estudo sobre o tema e, ainda, repor estas faltas nas reuniões na Missa. Procurem saber se seu filho está vindo aos encontros.
5)     TAXA: Estamos estipulando no valor de R$ 160,00 que englobara as despesas com todas as atividades que irão acontecer no último o ano, tais como, camiseta para o dia da celebração, alimentos e aluguel do sitio no dia do retiro, espórtula para a Arquidiocese na pessoa do Bispo, certificados, velas, etc. A referida valor poderá ser paga nos boletos em 08 (oito) parcelas de R$ 20, 00, com vencimentos até o dia 10
6)     A CELEBRAÇÃO - A liturgia da celebração da Eucaristia da Crisma acontece sempre no segundo domingo do mês deve ser dinamizada, preparada e celebrada, cantada e lida pelos crismando. Deve ser evitado o uso de mini-saias, shorts, bermudas, decotes e tops
7)     SER CRISMADO: “É UMA MISSÃO” Centenas de jovens foram crismados nestes últimos anos: Onde andam eles? Participam da Paróquia?
Uma pessoa crismada torna-se missionário, apóstolo, soldado de Cristo, semeador, bom samaritano, agente de evangelização, sal, fermento e luz de Cristo.
8)  DÚVIDAS?

Para nossa reflexão em família
Um recado importante para os pais: a crisma não é tradição, mas necessidade.

1.   Pais que inscrevem os filhos na crisma devem ter consciência da importância deste momento na vida deles. Mas para isso, não basta somente inscrevê-lo para que a crisma faça o milagre da conversão ou para dar mais uma ocupação ao filho. É preciso participar e se envolver junto.
2.      Se for sem a presença dos pais, a crisma tem uma grande chance de se tornar apenas um momento comum, tradicional, da vida de centenas de crianças e adolescentes. Afinal de contas, O que os pais querem para seus filhos quando os inscrevem na crisma?
3.      Dicas importantes para que os pais façam da crisma um momento de crescimento, participação e de aproximação com seus filhos. Pergunte a eles qual foi o tema do ultimo encontro e escuta o que eles aprenderam e qual foi à importância
4.      Os pais não podem mais incorrer no erro de simplesmente dizer: “você irá fazer a crisma porque o pai e a mãe fizeram, todo mundo fez e pronto”. Isso gera revolta e descontentamento e não ajuda em nada no processo de evangelização. Não imponha nada. Ninguém gosta de fazer algo forçado, muito menos jovens adolescentes.
5.      Acompanhe a vida do seu filho na crisma. Procure saber do encontro e mostre interesse pelos assuntos abordados. É fundamental que a família freqüente junto uma celebração. Os pais precisam participar da vida religiosa de seus filhos e a missa é um forte momento de encontro comunitário. Mesmo que seus filhos relutem, não queiram, reclamem, é preciso insistir, mas sem impor. Jovens precisam ser incentivados.
6.      Dê a eles a oportunidade de curtir um pouco a idade em que estão. Lembre-se que a crisma não é apenas um momento tradicional de quem não tem o que fazer, mas, sim, um instante de formação e crescimento. Não estimule seu filho a faltar qualquer encontro por um compromisso qualquer. Infelizmente alguns pais procedem de maneira errada, parecem estar sempre a desanimar seus filhos para as coisas de Deus e depois culpam o padre, a Igreja e a catequista.
7.      Por último, tenha consciência de que foi você quem procurou a Igreja para inscrever o seu filho na crisma e não a Igreja quem lhe procurou. Por essa, razão é preciso entender que na crisma, assim como na escola, no trabalho e até mesmo em casa, também tem regras que precisam ser cumpridas para que ela tenha êxito. Lembrem-se, mais uma vez: As catequistas não são milagreiras. Sem a ajuda dos pais, a crisma não tem efeito.

PADRINHOS / MADRINHAS
    Os Padrinhos têm como papel ensinar seu afilhado a trilhar os passos do catolicismo, tanto no Batismo quanto no Crisma. Os deveres dos padrinhos são sérios e nem sempre fáceis, pois devem conduzir sua fé - por isso ao ser convidado para crismar alguém, a pessoa deve se sentir preparada e deve estar ciente dos seus deveres junto ao Romanismo.
    Padrinhos e Madrinhas são pais e mães espirituais. No batismo eles têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na educação católica da mesma. No crisma, o padrinho deve ajudar o crismando a amadurecer para fé Romana, o próprio significado de crisma é este, o sacramento da maturidade do católico, é quando a criança se torna adulta perante a dogmática da Igreja Católica.


Os padrinhos ou madrinhas não são meros elementos decorativos na Crisma.
Através da história da Igreja tem-se valorizado a sua presença.

Qual o sentido do padrinho atualmente, ser padrinho tem seu sentido enquanto:

·     Membro atuante na comunidade;
·     Cristão comprometido na sociedade;
·     Acompanhar o crismando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro.

O jovem pode e deve escolher o seu padrinho.
O padrinho deverá:

·     Ter mais de dezesseis anos de idade;
·     Ser católico, confirmado, já ter recebido a eucaristia e levar vida coerente com a fé;

Dinâmica
Objetivo: incentivos
Material: no mínimo 15 lenços

Os crismando com olhos vendados e o pais com as mãos na cintura, a catequista fica bem longe da turma, um de cada vez, pede para os pais guia os filhos ate a catequista sem coloca as mãos neles